sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vida de Brinquedo, de Júlio Emílio Braz

Na manhã do dia 3 de outubro realizei a contação da história "Vida de Brinquedo", de Júlio Emílio Braz. Após a contação da história realizamos uma reflexão oral e, posteriormente a turma construiu um texto. Eis a produção feita:
Sentimentos de Brinquedos

Os brinquedos fazem parte da nossa infância. Mas, não é só as crianças que brincam, os adultos e os idosos também. Para brincar não tem idade, tem que ter é coração de criança.
Quando ganhamos um brinquedo ele começa a fazer parte da nossa vida e nós fazemos parte da vida dele. Desde o nosso nascimento temos um brinquedo especial. 
Quando um brinquedo é jogado no lixo, ele se pergunta:
- Por que fui jogado no lixo? Será que não gostam mais de mim? Será que vão me trocar, por outro brinquedo? Serão que cresceram e não querem mais brincar?
Estes pensamentos causam nos brinquedos sentimentos de decepção, de falta de carinho e de amor, de saudade, de tristeza e de solidão.
Nós brinquedos temos tristezas e felicidades. Nós gostamos de brincar e não de ser jogado fora. Quando somos jogados no lixo esperamos que uma família venha nos buscar e nos leve para casa.
(Texto coletivo construído, pelos estudantes e pelas estudantes do 4º ano A)

Um comentário: